Ok, obbrigada, já foi corrigido. Obrigada.
Hosana
Como trabalhar a Gramática Normativa?
Data: 28/05/2017
Assunto: Re:Re:Atividade prática/ fórum
Data: 28/05/2017
Assunto: Re:Atividade prática/ fórum
Cabe ao professor criar estratégias de leitura que não só auxiliem o aluno, mas também que aprendiz perceba a importância em própria vida. Portanto, o docente deve mediar esse percurso, a fim de haja melhor compreensão, participação ativa do leitor e contextualização, isto é, o aprendiz deve entender, além de interpretar algo tendo em conta as circunstâncias que o rodeiam, seja uma leitura histórica, seja atual. O estudante deve ter essa participação ativa independente do tipo de texto.
Caso essa prática ocorra com eficácia, o aluno ultrapassará barreiras que antes pareciam intransponíveis e obterá um excelente progresso escolar. Essa técnica deveria ser ter início nas séries iniciais do ensino fundamental.
Grata pela participação, Cristiane Almeida
Data: 26/05/2017
Assunto: Atividade Prática
Universidade Estácio de Sá
Conteúdo Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa.
Aluna: Crislaine da Cruz Motta França
Matrícula: 201510741241
Professora: Hosana do Nascimento
Como professor temos de incentivar o educando a gostar de ler é uma forma de fazer isso e de maneira dinâmica e descontraída ,que o aluno ache prazer em ler .
Pedir para cada aluno trazer de casa ou da biblioteca da escola livros ,quadrinhos ,charge,jornal,revista qualquer coisa
que ele achar interessante e defender em frente a turma a sua escolha e por que todos os seus colegas deve ler também.
Data: 28/05/2017
Assunto: Re:Atividade Prática
Mesmo antes de a Sociedade ser Digital, o professor não precisava conduzir a prática de alfabetização pelo método tradicional. Agora, no século XXI, o método mecânico de leitura pode e deve ser substituído por vários motivos, mas devem ser destacados: a criança quando chega à sala de aula já domina todas as ferramentas de um ipaid ou smartphone, a figura encanta e impulsiona a criatividade, portanto não há necessidade da antiga mecanicidade: ler e decodificar. Deixar a imaginação ser frutífera acelera muito mais o conhecimento.
Grata pela participação Crislaine França.
Data: 25/05/2017
Assunto: Atividade Prática
Universidade Estácio de Sá
Cont. e Metodologia e Prática do ensino da língua Portuguesa
Aluna: Eunice Quirino da Silva
Curso: Pedagogia
Período: 5º
Matrícula: 201505466547
Professora: Ângela Cristina de Souza Rego
Atividade Prática
Objetivo: estimular a prática da leitura e a percepção
Objetivo específico: estimular a linguagem verbal
Metodologia: palavras que contém outras
Recursos: impresso em papel A4
Avaliação: Recolho as folhas para que seja feito uma correção e depois comentamos a respeito.
Para alunos com idade de de 6 a 7 anos, vamos fazer uma atividade para desenvolver a percepção dos mesmos. Essa atividade chama-se Palavras escondidas, onde foi feito um desenho de determinados objetos com os seus nomes a frente, e peço que os alunos descubram que outra palavra está dentro do nome dos respectivos objetos. Por exemplo as palavras: SERPENTE que tem também a palavra pente, TELHADO que contém a pala telha, JACARÉ que tem também a palavra jaca, BESOURO, que tem também a palavra ouro, CASACO que tem a palavra casa, SOLDADO que tem as palavras sol e dado e entre várias outras.
Foi feito em papel A4 com desenhos ilustrativos e com os nomes dos objetos, e um espaço à frente para que os alunos coloquem as outras palavras encontradas. Depois é feito uma correção e vamos discutir sobre as dúvidas e dos objetivos desejados com aquela atividade.
Obrigada.
Data: 28/05/2017
Assunto: Re:Atividade Prática
A escola formaliza a atividade de ler e escrever, porque na realidade a criança começa esse processo muito antes de chegar à sala de aula. Paulo Freire já dizia que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Essas palavras serão significativas para os alunos. A partir de então várias atividades poderão ser solicitadas. Parabéns pela iniciativa, Eunice Quirino.
Data: 25/05/2017
Assunto: Aprendizagem
Matr: 201512657859 - Cont. e Metodologia e Prática do ensino da língua Portuguesa.
1º. semestre - 4º. Período
Propus um método de ensino para a professora da sala na qual estava trabalhando, pôs a mesma iria começar a ensinar para as crianças as letras e o número.
Ensinar através de tinta guache usando o dedo das crianças como pincel, assim além de aprender as crianças iriam brincar .
E através da caixa de areia, fazendo os números e as letras para as mesmas aprenderem de forma lúdica.
Abraços à todos.
Data: 28/05/2017
Assunto: Re:Aprendizagem
Linda abordagem e momento muitíssimo oportuno para o trabalho com os números, com o concreto. Creio quando chegar o momento da escrita no caderno a dificuldade será nenhuma, pois o aluno já viu, já conheceu, já brincou e agora é hora de partir para o sério, ou seja, brincadeira é coisa séria.
Obrigada Cátia Lúcia Oliveira.
Data: 25/05/2017
Assunto: Interações
* CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
* 1ºsemestre - 4º Período.
* Matrícula: 201512657859
Acho muito gratificante o trabalho com crianças da educação infantil, porque tudo que é proposto para os mesmos, eles fazem com grande entusiasmo.
Fiz uma proposta para a professora da sala que estagiei, e que foi aceita pela mesma, de trabalharmos o ensino dos números e das letras através de tinta guache em papel, sendo o próprio dedo da criança o pincel para elas terem um contato maior com a escrita dos números. E logo após fazer o mesmo na caixa de areia, tendo assim as crianças um contato realmente físico com a aprendizagem. Foi muito gratificante, pois além de estarem aprendendo, estavam brincando.
Abraços à todos.
Data: 22/05/2017
Assunto: assimilação de palavra e figura
Curso: Pedagogia (EAD)
Disciplina: Cont. Met. e Prat. De Ensino da Língua Portuguesa (CEL 0354/2368215)
Professora: Ângela Cristina de Souza Rego
Turma: 9002
Semestre: 4º
Aluna: Aline Colpo da Silva
Matrícula: 201508175349
Projeto: Ligando palavras a imagens
Objetivo: Estimular a criança a leitura com a assimilação das figuras
trabalhar a leitura, a assimilação da palavra com a figura, e a forma correta da escrita
exemplo a ser citado são as cores
1 passo: escrever os nomes das cores e pintar quadrados de folha branca com as cores correspondentes
2 passo: embaralhar os nomes das cores, e ao lado colocar as cores uma embaixo da outra
3 passo: as crianças devem ler a palavra e colocar ao lado da cor correspondente
Material: folha branca,lápis e lápis de cor
Este projeto pode ser feito com animais, coisas que tem em uma sala, na cozinha,entre outros.